Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Potiche, um belo troféu francês

 




potiche
Adoro filmes franceses porque todo mundo fuma muito e fazem parecer que é algo elegante e saudável. Sem fazer apologia ao cigarro, um desses filmes é Potiche (que significa jarro, mas também é gíria pra esposa troféu).
O filme, lançado no ano passado no Festival Internacional de Veneza, conta a história de Suzanne (interpretada pela sempre diva Catherine Deneuve), uma dona de casa com dois filhos e um marido dono de uma fábrica de guarda-chuvas. Dirigida por François Ozon (de 8 mulheres), a história se passa no interior da França, em 1977 e é uma comédia sobre a troca de poderes de homens e mulheres.
Durante uma greve na fábrica, os operários fazem de Robert (o marido, interpretado por Fabrice Luchini) um refém e cabe a Suzanne assumir o controle da fábrica e tentar resolver o problema. Além da questão trabalhista, Suzanne reencontra um ex-affair, um deputado interpretado pelo grande (literalmente) Gérard Depardieu, e a partir daí a história ganha um ar mais político.
Apesar dos temas um tanto sérios, o filme é muito divertido. Deneuve está linda e perfeita no papel, com um penteado enorme e roupas dignas dos anos 70. A cenografia e o figurino são incríveis, e Ozon aproveitou o tratamento de época para deixar o filme bem colorido.
Catherine Deneuve chegou num nível onde vale a pena assistir os filmes que ela faz pelo simples fato de que ela está neles. Com mais de 50 anos de carreira, e mais de 100 filmes no currículo, parece que Deneuve pode interpretar qualquer papel, e sua naturalidade é impressionante.
No Brasil, o filme participou do Festival Internacional de São Paulo, mas ainda não foi lançado no país todo. De qualquer maneira, abaixo segue o trailer pra quem ficou curioso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.